Os Transmissores de Pesagem Automática 2712 podem ser conectados diretamente a redes EtherNet/IP™, PROFINET IO, Modbus TCP e Modbus RTU de acordo com o modelo escolhido.
Modelo | Protocolo | |
---|---|---|
2712-T | PROFINET | |
2712-E | ETHERNET/IP | |
2712-M | MODBUS RT |
O Transmissor 2712 possui dois canais de pesagem independentes. Projetado para atender a 10V/m, capacidade de conexão de 32 células de carga de 350Ω ou 64 células de carga de 700Ω, tensão de excitação de 5V.
Para aplicações que utilizam somente um canal de pesagem o Transmissor de Pesagem 2712 permite desabilitar o canal não utilizado, assim os alarmes e comandos associados não são executados.
Com a disponibilidade da porta Ethernet TCP/IP o Transmissor de Pesagem 2712 possui um ambiente gráfico para sua configuração e ajuste sem a necessidade de conexão de software. O AWM pode ser aberto nos principais navegadores de internet (Microsoft Edge, Mozilla Firefox e Google Chrome), possui proteção dos dados, permitindo ao desenvolvedor da aplicação ficar somente com a responsabilidade da leitura de peso deixando a cargo da interface a configuração do sistema se assim desejar.
Todos os transmissores são configurados de fábrica com o endereço IP padrão 192.168.0.11, para acessar o Alfa Web Monitor digitar o endereço IP na barra de endereço do navegador. Ao realizar a conexão sugerimos alterar o endereço IP para um valor diferente do configurado em fábrica, dessa forma ao instalar um novo dispositivo na rede fica fácil a conexão e na perda do novo endereço IP configurado é possível realizar o RESET IP do equipamento para o valor de fábrica.
Tabela de parâmetros configurados de fábrica da porta AWM:
É disponibilizado a chave de CAL/Reset IP para liberar/bloquear o ajuste e configurar temporariamente o sistema com os valores de fabrica a porta Ethernet TCP/IP, para retornar aos valores anteriormente configurados pressionar a chave pelo tempo descrito na tabela.
A ferramenta de Ez-Swap do Transmissor de Pesagem 2712 permite ao usuário realizar o download de todos os parâmetros ajustados por meio de um arquivo. Dessa forma ao realizar uma configuração não desejada ou na necessidade da substituição do Transmissor de Pesagem 2712 é possível realizar a recuperação dos parâmetros através do upload do arquivo.
Assim minimizando o impacto de tempo de parada, com a substituição rápida do Transmissor de Pesagem 2712. O arquivo gerado possui verificação dos dados gerados, protegendo contra corrupção ou modificação do arquivo.
A operação de ajuste do sistema de pesagem tem o seu custo de parada e/ou valor, ter a capacidade de armazenar essa informação e com capacidade de recuperar esses dados se torna uma ferramenta poderosa e flexível para a equipe de manutenção/instrumentação.
Com o auxílio do AWM – Alfa Web Monitor podemos realizar a geração/download/upload/recuperação do arquivo.
A fim de proteger o ajuste atual do canal de pesagem, que tem o custo de operação e tempo de parada o Transmissor de Pesagem 2712 realiza até três backups de Ajuste por canal de pesagem. Ao finalizar o ajuste, o sistema salva automaticamente um novo backup, permitindo sua recuperação ao realizar um novo ajuste.
Balanças onde a realização do Ajuste é rápida, por conta da capacidade e/ou acesso, este procedimento é executado rapidamente e caso o resultado do ajuste não seja satisfatório, é feito um novo ajuste. Já para balanças onde o procedimento tem alto custo de tempo e/ou valor, não é tão simples de realizar novo ajuste. Para isso serve o Backup do Ajuste, colocar o sistema novamente em funcionamento recuperando o Ajuste anterior válido e em uma nova oportunidade é realizado o novo Ajuste.
O Transmissor de Pesagem 2712 disponibiliza em seu hardware sensores de corrente individuais por canal de pesagem, dessa forma é monitorado o consumo de corrente da balança e na variação fora da faixa definida, o Transmissor de Pesagem 2712 alerta através das suas interfaces de comunicação (comandos, AWM e led de status (pisca em vermelho)) a ocorrência do alarme para tomar a melhor ação. O ajuste do alarme pode ser configurado pelo usuário.
Permite monitorar corrente de consumo e o ajuste da faixa de limite mínimo e máximo, dessa forma na variação fora destes limites o Transmissor de Pesagem 2712 aciona um alarme indicando as falhas de sobrecarga e saturação, possibilitando ao sistema de controle realizar a melhor ação corretiva.
Em uma balança com quatro células de carga com a ponte de 350Ω + o circuito, temos o valor aproximado de 400Ω cada, sabendo que temos a tensão de excitação de 5V o consumo da corrente total fica em 0,05mA. Quando desconectado uma célula de carga o consumo da corrente caí para 0,037mA.
Quando conectamos ‘n’ células de carga na caixa de junção, é realizado uma ligação em paralelo e o sinal para o conversor é a média da sensibilidade das células de carga e este sinal é convertido em peso, pelo sinal não é possível identificar que ocorreu a desconexão ou conexão da célula de carga, resultando em um valor errado do peso. A fim de contornar este valor errado do peso e apresentar o alarme correspondente, é monitorado a corrente de consumo.
Na tentativa de um novo ajuste e identificado o acionamento do alarme de consumo de corrente das células de carga o sistema não permite realizar as capturas se SEM PESO e COM PESO, assumindo como falha da conexão ou rompimento de cabo da célula de carga anteriormente realizada.
Ao finalizar o novo ajuste o sistema verifica a corrente de consumo atual e ajusta a nova faixa dos limites do alarme, em 6%.
Em todas as versões do Transmissor de Pesagem 2712 são disponibilizados uma porta Serial RS-485 Auxiliar com o protocolo Modbus RTU e uma porta Ethernet TCP/IP com Modbus TCP, configuráveis pelo usuário e funcionais, sendo tratadas individualmente pelo sistema além da porta de comunicação principal disponíveis nos modelos PROFINET, EtherNet/IP e Modbus RTU.
Por possuir várias portas de comunicação o Transmissor de Pesagem 2712 permite o envio de comandos e configuração por todas as interfaces conectadas, podendo ter uma IHM conectado na porta Serial RS-485 Auxiliar Modbus RTU realizando a leitura do Peso e Status, na porta MAIN a automação e envio de comandos e na porta Ethernet TCP/IP comunicando com o Supervisório via Modbus TCP e para a equipe de Manutenção com a interface AWM.
O desenvolvimento do novo hardware e software do Transmissor de Pesagem 2712 possibilita entregar melhor performance comparado aos seus antecessores, resultando em uma maior taxa de atualização dos dados, 5x maior para as redes PROFINET e EtherNet/IP, para a serial RS-485 a taxa de atualização de 4,5ms limitado ao ciclo de operação do CLP, baud rate (velocidade da transferência de bits por segundo) em 115.200bps e tempos determinados pelo protocolo de comunicação Modbus RTU.
Para a automação, com maior taxa de atualização do peso, o controlador pode tomar uma decisão mais rápida e eficiente no momento do fechamento/abertura das válvulas ou acionamento dos conjuntos associados, garantindo melhor precisão de dosagem para aplicação.
(115200bps) Intervalo de 350us entre a pergunta e resposta do Transmissor de Pesagem 2712
(115200bps) Intervalo de 4,5ms entre as perguntas enviadas pelo CLP
O CLP foi configurado exclusivamente para solicitar o peso do Transmissor de Pesagem 2712. Quanto mais extenso o software do CLP, maior o tempo entre solicitações do peso. A taxa de atualização do peso é limitada pelo próprio CLP.
(115200bps) intervalo de 1,4ms entre o final da resposta do Transmissor de Pesagem 2712 e a nova solicitação do CLP.
(9600bps) Intervalos de 4ms entre a pergunta e resposta do Transmissor de Pesagem 2712
(9600bps) Intervalo de 38,7ms entre as perguntas enviadas pelo CLP
Tabela de desempenho da comunicação:
Com os valores de tempo medido comparado ao tempo calculado pode-se afirmar que é o mesmo, é possível visualizar na figura 5 que o CLP não respeita o intervalo de 3,5 Tchars ao final da resposta do Transmissor de Pesagem 2712.
Para a comunicação com a interface de barramento de campo temos uma taxa constante de atualização de 1,5ms com velocidade de transmissão de dados em 3125000bps, no barramento interno.
Transmissão de dados entre o microcontrolador principal e o chip para o barramento de campo
Um sistema de envase com capacidade de 10l/s, com uma taxa de atualização do peso a cada 600ms e será necessário envasar um recipiente com 200l.
A cada nova leitura de peso há o acréscimo de 6l dentro do recipiente, quando atingir o tempo de 19,8 segundos temos 198l, como ainda não atingiu o valor de corte desejado o sistema mantém a válvula do envase aberta e na nova leitura no tempo de 20,4 segundos, o valor de corte desejado foi ultrapassado em 4 litros.
Este é um exemplo fictício, não estão sendo considerados variação da vazão, variação de tempo entre as solicitações do peso, ciclo execução do CLP, tempo acionamento das bobinas e reação das válvulas, entre outros dispositivos envolvidos na aplicação.
Mas vale lembrar que a velocidade da transmissão dos dados X troca de dados entre os dispositivos tem que ser levado em consideração na aplicação, podemos ter um sistema configurado em 115200bps com a solicitação do peso uma vez por segundo, como é possível ter um sistema em 19200bps com solicitação do peso a cada 50ms.
As portas ethernet do Transmissor de Pesagem 2712 possuem MAC Address próprio e configuração de rede individual dessa forma é possível conectá-las na mesma rede, contudo é sugerido a criação de uma rede para manutenção conectado ao AWM e outra exclusiva para automação com os protocolos de campo PROFINET e EtherNet/IP.
Os modelos PROFINET e EtherNet/IP possuem duas portas para atender as topologias Anel, Estrela e Daisy Chain.
Topologias de conexão do Transmissor 2712
Protocolos de campo como por exemplo PROFINET e EtherNet/IP possuem determinismo e atualização de dados constante definidos pelo desenvolvedor, com isso se tem um alto tráfego de dados no barramento, sendo destinado uma rede específica para esse tipo de comunicação ficando separado da rede comercial.
Para usufruir da melhor performance da rede industrial é sugerido a criação independente para a comunicação com a ferramenta de configuração AWM.
Sugestão de rede de manutenção com AWM
Nota: O exemplo acima é somente uma sugestão de uso, a porta Ethernet TCP/IP do Transmissor de Pesagem 2712 possui configuração de rede e MAC Address diferente das portas PROFINET e EtherNet/IP podendo ser conectado na mesma rede.
Organização da Double Word
Byte Swapping e Word Swapping
Para facilitar a leitura dos dados via PROFINET e EtherNet/IP o Transmissor de Pesagem 2712 disponibiliza ao desenvolvedor configurar a ordem dos bytes e/ou words de acordo com o sistema conectado.
EtherNet/IP |
É possível comunicar com o Transmissor de Pesagem 2712 EtherNet/IP de três formas: EDS, CIP explicit message ou Generic Device. |
Profinet |
Permite a configuração dos parâmetros Device Name e IP Address via protocolo PROFINET ou pela interface AWM prevalecendo a configuração do CLP. |
O Transmissor de Pesagem 2712 possui uma região de memória acessível para todas as portas de comunicação existentes trocarem dados, com possibilidade de disponibilizar dados de pesagem sem interrupção ou solicitação por comando.
Com esta solução é possível conectar dispositivos de barramento de campo diferentes e trocar informações sem interrupção na leitura de peso.
A memória compartilhada do Transmissor de Pesagem 2712 possui o tamanho de 64 Double Words (32bits cada) com acesso de leitura e escrita, permite a configurar até 8 comandos a serem compartilhados sem solicitação de comando.
Pode-se conectar um CLP ao Transmissor de Pesagem 2712 realizando a automação local, gerando informações de quantidade, média de pesagem, total acumulado conectado a porta serial RS-485 em Modbus RTU e na outra porta de comunicação em PROFINET recebendo estes dados e disponibilizando ao CLP local a informação de lote e setpoint de corte para a dosagem.
Exemplo (1) de conexões:
Conexões para acessar memória compartilhada
No exemplo (1) ilustramos a capacidade que o Transmissor de Pesagem 2712 tem para atender múltiplas conexões simultâneas sem interrupção de serviço. Possibilita conectar o AWM – Alfa Web Monitor e abrir a comunicação Modbus TCP na mesma porta Ethernet TCP/IP (Disponível em todos os modelos).
Todos os dispositivos conectados possuem capacidade de configurar o Transmissor de Pesagem 2712, contudo tem-se a flexibilidade de configurar as portas de acordo com a necessidade da aplicação.
Exemplo (2) de conexões:
Conexões para acessar memória compartilhada
O Transmissor de Pesagem 2712 oferece ao desenvolvedor a flexibilidade de conexão das portas de comunicação e ainda possibilita a troca de dados entre elas.
O Transmissor de Pesagem 2712 possui duas formas de disponibilizar os dados e comunicar com os dispositivos de controle, chamados de PGM (programável) e FIXED (Fixo), no primeiro modo é possível realizar comandos e configuração e acesso a Memória Compartilhada, no segundo modo tem acesso somente a Memória Compartilhada, com este recurso podemos configurar as portas de comunicação do Transmissor de Pesagem 2712 de acordo com a necessidade da aplicação.
Sendo possível conectar uma CLP/IHM local para configuração e na outra porta realizar a automação ou supervisão dos dados.
Utilizando o exemplo (2) podemos configurar as conexões da seguinte forma:
Exemplo (3) configuração dos FRAMES
Configuração dos FRAMES
Dessa forma o Transmissor de Pesagem 2712 consegue proteger a execução de comandos, recebendo somente da porta configurada com o FRAME PGM.
Todos os modelos possuem três portas de comunicação (porta principal (PROFINET, EtherNet/IP ou Modbus RTU), porta Ethernet TCP/IP (possui Modbus TCP) e porta serial 2 (RS-485 Modbus RTU)) sendo possível a configurar todas no FRAME PGM ou no FRAME FIXED, oito variações possíveis de configuração.
O PGM acessa a Memória Compartilha aumentando seu tamanho do pacote de dados de leitura e/ou escrita de acordo com a necessidade da aplicação.
O nível de aplicação PGM utiliza o tamanho mínimo de quatro Double Words para leitura e escrita ao amentar o tamanho do pacote de dados acessa diretamente a Memória compartilhada.
Para simplificar vamos deixar de lado o pacote de dados mínimo de quatro Double Words para leitura e escrita e vamos focar no acesso a Memória Compartilhada. Vamos utilizar o exemplo (2) com o CLP da Automação Local conectado em uma das portas disponíveis do Transmissor de Pesagem 2712 configurado com PGM, realizar a leitura do status e peso, alarmes e a informação de setpoint da dosagem gerado pelo Supervisório conectado em outra porta. O CLP vai escrever na Memória Compartilhada as informações de quantidade, média das dosagens, total acumulado e registro.
Neste exemplo essas informações possuem o tamanho de cinco Double Words para leitura e de quatro Double Words para escrita.
Troca de dados
As informações de STATUS, PESO CANAL 1, PESO CANAL 2 e ALARME são gerados pelo Transmissor de Pesagem 2712 e a informação SETPOINT é gerado pelo Supervisório conectado em outra porta.
Abaixo é demonstrado como está a configuração do Transmissor de Pesagem 2712 até este momento:
Para o CLP Automação Local será utilizado a porta Serial RS-485 Auxiliar.
Configuração dos parâmetros da porta serial
Configuração do acesso de leitura e escrita na Memória Compartilhada
Para acessar a Memória Compartilhada é necessário indicar a posição inicial de leitura e seu tamanho e a o posição inicial de escrita e seu tamanho.
Realizado as configurações da Porta Serial RS-485 Auxiliar, configurar as informações geradas pelo Transmissor de Pesagem 2712 na Memória Compartilhada.
Neste exemplo foi configurado dois comandos de leitura do Status e Peso e Alarmes.
Configuração da leitura do Peso e Status na posição DW10 até a DW12 na Memória Compartilhada
Configuração da leitura do Alarme de Usuário na posição DW13 na Memória Compartilhada
Realizado essas configurações a porta Serial RS-485 Auxiliar está completamente configurada e os comandos de leitura na Memória Compartilha também. Agora vamos configurar a outra porta para comunicar com o Supervisório, neste exemplo vamos utilizar a porta EtherNet/IP.
Diferente do PGM que possui acesso a configuração do Transmissor de Pesagem 2712 o FIXED acessa somente a Memória Compartilhada, tudo que a porta de comunicação configurado como FIXED consegue fazer é ler e/ou escrever dados na Memória Compartilhada.
Continuando com o exemplo (2), configurar a comunicação com o Supervisório na porta EtherNet/IP.
Configuração da comunicação com supervisório
Observe que para o Supervisório onde a região de leitura é a mesma região de escrita do CLP Automação Local e para a escrita do Supervisório e uma das cinco Double Words de leitura do CLP Automação Local.
Porta EtherNet/IP configurada com o frame FIXED (acesso somente a Memória Compartilhada).
Configuração do acesso de leitura e escrita na Memória Compartilhada.
Com isso o Transmissor de Pesagem 2712 está completamente configurado para nossa aplicação, portas de comunicação e comandos de leitura na Memória Compartilhada devidamente configurados.
Até o momento, a porta Serial RS-485 Auxiliar está configurada com PGM comunicando com o CLP Automação Local e a porta EtherNet/IP configurada com FIXED comunicando com o Supervisório.
Configuração da comunicação
O Transmissor de Pesagem 2712 retorna o acesso a Memória Compartilhada para as portas conectadas de forma continua, sem a necessidade de envio de novos comandos de leitura ou escrita, facilitando a configuração do dispositivo a ele conectado.
Configuração final para o CLP Automação Local |
|
Configuração final para o Supervisório |
|
Na porta Serial RS-485 Auxiliar o CLP Automação Local está configurado para a leitura e nove Double Words (ou 18 Words) e escrita de oito Double Words (ou 16 Words).
CLP Delta AS228P:
Tabela de dados de Leitura e Escrita do CLP Automação Local
Os dados são apresentados de forma continua, sem a necessidade de envio de novos comandos ou solicitação para ler ou escrever os dados compartilhados.
Na porta EtherNet/IP o Supervisório está configurado para a leitura de quatro Double Words (ou oito Words) e escrita de uma Double Word (ou duas Words).
CLP Allen-Bradley CompactLogix 1769-L16ER-BB1B:
Tabela de leitura e escrita de dados do Supervisório
Os dados recebidos pelo Supervisório são as informações geradas pelo CLP Automação Local.
Para Modbus RTU, Modbus TCP, EtherNet/IP, PROFINET a aplicação e uso desses protocolos são de acordo com cada equipamento. Imagine que estes protocolos são como um veículo de entrega e o pacote entregue para o cliente o entregador não sabe o que tem dentro, somente a pessoa que enviou e que recebeu sabem o que tem dentro. Os protocolos são o entregador, não sabe o nível de aplicação desses dados.
Os dois níveis de aplicação no Transmissor de Pesagem 2712, PGM e FIXED, funcionam em todos os protocolos embarcados no equipamento. É conhecido os recursos e as funções de cada um, agora o foco será no funcionamento dos comandos para o PGM.
Existe duas formas de comandos que é necessário entender: Comando Cíclico e Comando Acíclico.
Comando Cíclico – CCMD |
Imagine uma chave onde é selecionado o modo de trabalho de um certo equipamento, e ele fica nesse modo de trabalho até que o operador mude a posição da chave, o Comando Cíclico que é chamado de CCMD funciona de forma similar, selecione o modo de leitura do Peso e Status e a cada nova leitura realizada o Transmissor de Pesagem 2712 retorna a leitura do Peso e Status, quando alterado o CCMD é interrompido a leitura do Peso e Status e passa a retornar ao novo comando de leitura solicitado. |
Comando Acíclico |
Diferente do CCMD o comando acíclico funciona como um teclado do computador, retorna somente quando acionado a tecla. Quando é necessário realizar comandos como: Zero, Tara, Destara, Ajuste, configuração de parâmetros entre outros comandos utilizamos o ACMD. |
O Transmissor de Pesagem 2712 possui dois modos de ajuste:
REAL: modo tradicional com as capturas de SEM PESO e COM PESO da balança |
|
TEÓRICO: o usuário informa ao sistema as características da balança |
|
Nota: O modo TEÓRICO é uma aproximação do valor, sendo a qualidade do resultado diretamente pelos valores atribuídos durante o ajuste.
Em um sistema de pesagem que não conseguimos remover ou colocar produto de seu interior, que inviabiliza realizar o ajuste tradicional. No entanto é conhecido as informações das células de carga, peso estrutural do sistema e a capacidade da balança.
Nesse sistema possui três células de carga de 2t cada, a sensibilidade é de 2mV/V, peso estrutural é de 1.200kg e a capacidade da balança é de 2.000kg, com essas informações conseguimos realizar o ajuste TEÓRICO.
Preencher os campos para o ajuste TEÓRICO:
Capacidade Teórica: 2.000kg + 2.000kg + 2.000kg = 6.000kg;
Sensibilidade: (2mV/V + 2mV/V + 2mV/V)/3 = 2mV/V;
Capacidade da Balança: 2.000kg;
Balança Vazia: 1.200kg.
Essas informações são o suficiente para calcular o valor do peso, durante o procedimento de ajuste a interface AWM mostra o resultado em “Peso em Ajuste”.
Caso não tenha a informação do peso estrutural o sistema está preparado para realizar a Captura Vazio, é o mesmo funcionamento da captura SEM PESO do modo de ajuste REAL.
Para realização dos testes foi realizada a seguinte parametrização:
Intervalo da leitura do Peso: 4,2ms;
Atualização do Peso do CLP para geração dos gráficos: 4,2ms;
Para identificar o tempo entre os pacotes de dados do CLP para geração do gráfico, foi sinalizado com lógica XOR uma saída a transistor acionada ao final da execução da função.
A transferência dos dados do CLP para geração do gráfico tem o atraso de um pacote com relação a atualização do Peso entre o Transmissor de Pesagem 2712 com o CLP.
Tabela de Filtros Digitais:
Tempo de resposta ao degrau: 210ms
Tempo de resposta ao degrau: 250ms
Tempo de resposta ao degrau: 460ms
Tempo de resposta ao degrau: 300ms
Tempo de resposta ao degrau: 340ms
Tempo de resposta ao degrau: 550ms
Tempo de resposta ao degrau: 1100ms
Tempo de resposta ao degrau: 2500ms
Tempo de resposta ao degrau: 3200ms
Tempo de resposta ao degrau: 1350ms
Tempo de resposta ao degrau: 2850ms
Tempo de resposta ao degrau: 5200ms
Tempo de resposta ao degrau: 130ms
Tempo de resposta ao degrau: 190ms
Tempo de resposta ao degrau: 280ms
Tempo de resposta ao degrau: 300ms
Tempo de resposta ao degrau: 340ms
Tempo restante ao degrau: 380ms
Tempo de resposta ao degrau: 340ms
Tempo de resposta ao degrau: 380ms
Tempo de resposta ao degrau: 460ms
Tempo de resposta ao degrau: 110ms
Tempo de resposta ao degrau: 150ms
Tempo de resposta ao degrau: 170ms
Tempo de resposta ao degrau: 150ms
Tempo de resposta ao degrau: 2950ms
Tempo de resposta ao degrau: 5100ms
Antes de iniciar o Ajuste é importante realizar algumas verificações:
Ajuste do relógio (utilizado para o registro das capturas, data do Ajuste e Backup):
CCMD 0x06 Leitura do Relógio;
ACMD 0x06 Ajuste do Relógio.
Alarme da corrente de consumo das células de carga do canal de pesagem que irá realizar o ajuste:
Verificar se o alarme de corrente de consumo das células de carga está ativo. O bit AU no grupo de bits CSTAT está ativo? Se sim, verificar com CCMD 0x4A o Grupo de Bits de Alarmes – Usuário o bit correspondente ao Canal de Pesagem selecionado para realizar o Ajuste;
Verificar conexões elétricas e células de carga;
Com o ajuste do relógio e alarme da corrente de consumo das células de carga devidamente configurados, vamos realizar os comandos para o Ajuste:
Primeiro temos que habilitar o acesso ao Ajuste:
Realizar a leitura da senha do Ajuste, CCMD 0x70 e com ACMD 0x70 realizar o UNLOCK do Ajuste do Canal de Pesagem desejado;
Verificar o bit de status 14 UNLOCK do Canal de pesagem selecionado para o Ajuste, CCMD 0x00 e/ou 0x20.
Com o CCMD 0x76 (Canal 1) e/ou 0x77 (Canal 2) verificar os parâmetros do Ajuste em uso;
Com o CCMD e ACMD 0x04 e/ou 0x05 verificar e configurar os novos parâmetros do Ajuste (se necessário);
Com o CCMD 0x74 (Canal 1) e/ou 0x75 (Canal 2) podemos verificar o ruído e data de execução das capturas de SEM PESO e COM PESO do Ajuste pendente:
Afinal da captura de SEM PESO e/ou COM PESO os dados são atualizados, indicando o final da captura.
Para realizar as capturas utilizar: ACMD SEM PESO 0x09 (Canal 1) e/ou 0x0A (Canal 2) e ACMD COM PESO 0x0B (Canal 1) e/ou 0x0C (Canal 2);
Para cancelar o Ajuste pendente utilizar: ACMD 0x72 (Canal 1) e/ou 0x73 (Canal2);
Para encerrar o Ajuste utilizar o ACMD 0x70 e confirmar com o bit de status 14 UNLOCK do Canal de pesagem selecionado para o Ajuste;
O Backup do Ajuste e a configuração da faixa de corrente são realizados automaticamente ao realizar o comando de LOCK.
Alfa Instrumentos Eletrônicos é uma empresa 100% Nacional com sede própria há mais de 40 anos no mercado industrial.
Com mais de 45 anos atuando no segmento de pesagem industrial, a Alfa Instrumentos, reconhecida pela qualidade e tecnologia embarcada, executa serviços de Startup, suporte técnico, manutenção, calibração, treinamento, ajustes, entre outros.
Copyright © 2024 Todos os direitos reservados.