
Você já ouviu falar sobre as normas regulamentadoras? Elas surgiram para garantir que os trabalhadores estejam sempre seguros no ambiente de trabalho. Assim, consegue-se evitar doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.
Em especial, a NR-12 é uma das normas mais completas e constantemente atualizada, tudo para se adaptar às novas tecnologias que surgem no trabalho .
Ao longo deste conteúdo falaremos sobre o que é a NR-12, o que fazer para incluí-la na sua empresa e como ela afeta os seus negócios. Continue a leitura e conheça mais sobre essa norma tão importante para os trabalhadores que mantêm contato com máquinas e equipamentos.
O que é a NR-12?
A NR-12 é uma norma regulamentadora estabelecida pelo Governo Federal, e seu intuito é definir técnicas e normas para serem seguidas mediante a proteção durante o uso de máquinas e equipamentos. A NR-12 apresenta condições necessárias para prevenção de acidentes e doenças no uso das máquinas.
Contudo, baseia-se na ferramenta NBR 12100, desenvolvida pela ABNT com princípios e metodologias focados na obtenção da segurança em projetos maquinários, sempre reduzindo os riscos.
É importante ressaltar que a aplicação da NR-12 é obrigatória e verificada pelos seus auditores do trabalho durante visitas regulares. Essas visitas ocorrem em sua maioria por meio de fiscalizações surpresa.
Principais objetivos da Norma Regulamentadora 12
De forma bem simples, a NR-12 diz respeito à segurança do trabalho de máquinas e equipamentos, estabelecendo medidas de proteção a fim de garantir sempre a integridade física dos trabalhadores.
Entretanto, nem todas as máquinas e equipamentos se aplicam à norma regulamentadora 12, como aqueles impulsionados ou movidos pela força animal ou humana, eletrodomésticos, itens expostos em museus, desde que não estejam funcionando.
Com isso, o objetivo principal da NR-12 é prevenir acidentes e doenças de trabalho que podem ocorrer com o uso das máquinas e dos equipamentos.
Saiba o que a empresa deve fazer para se adequar à N-12
Engana-se quem pensa que para se adequar à NR-12 é algo complicado. É importante se atentar a alguns documentos que devem ser objetivos e atualizados em tempo hábil para assim atender aos requisitos da norma regulamentadora.
Esse cuidado evita que o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) aplique multas altíssimas. A seguir, confira alguns desses cuidados que a empresa deve ter para se adequar à regulamentação:
- inventário de máquinas;
- mapa com a localização exata da máquina no local (planta baixa);
- análise de riscos de cada máquina;
- diagnósticos dos itens padrões que atuam sobre o equipamento, como as evidências e conclusões que atender à NR-12;
- plano de ação.
Contudo, para se adequar definitivamente, a organização deve cumprir o prazo estabelecido pelo Decreto nº197, de dezembro de 2010.
Benefícios da NR-12
Da mesma forma que é importante entender a NR-12, é fundamental compreender os benefícios oferecidos por ela. A seguir, veja quais são os principais:
- Evita riscos e acidentes de trabalho: é uma norma que permite manter o bem-estar e a integridade física dos trabalhadores. Com a redução de riscos, é possível inclusive diminuir custos, afinal, os acidentes serão diminuídos;
- Fonte de informação: a NR-12 atua como um guia, definindo o que deve ser feito para um trabalho seguro por parte dos colaboradores. É ela quem dá as instruções dos procedimentos mais adequados para os equipamentos em questão;
- Vida útil dos equipamentos: o uso correto dos equipamentos faz com que a vida útil aumente de forma considerável, afinal, a NR-12 se relaciona com a instalação, operação e a manutenção das máquinas de maneira adequada.
Afinal, como a NR-12 afeta seus negócios?
Pudemos entender até aqui que o foco da NR-12 é garantir a segurança e o bem-estar de todos aqueles que fazem parte de uma empresa e lidam com máquinas e equipamentos para o exercício da sua atividade.
Assim, entende-se que ela afeta os negócios positivamente, assegurando que a empresa forneça informações completas sobre as máquinas e equipamentos ali presentes, além de incluir dados importantes, como tempo de uso, forma de descarte do equipamento quando não é mais útil e assuntos referentes à instalação e transporte.
Por fim, é de total responsabilidade das organizações garantir que todas as medidas de proteção estejam dentro das normas, afetando assim, de forma correta, a saúde e integridade física de todos.
Esperamos que tenha gostado do assunto. Para mais conteúdos como este, acompanhe nossa página de notícias. Estamos nas redes sociais usando o Facebook, Linkedin e Instagram!