Escrito em 20 maio, 2022 em Matéria
 

Em algum momento você já ouviu falar em metrologia legal? Esse termo assume cada vez mais um papel importante na proteção financeira de toda cadeia comercial e industrial. Junto às exigências legais, atua nas unidades de medidas e instrumentos de medição.

Portanto, proporciona as melhores soluções e resultados para as transações comerciais e industriais, ligada às necessidades exigidas pelos setores do meio ambiente, saúde e segurança. Junto ao INMETRO e órgãos competentes garante exatidão nas medições.

Toda essa ciência, focada nas medições das grandezas, é essencial para o dia a dia, e é a partir dela que temos a certeza que as medidas estão corretas. Para entender melhor, continue acompanhando este conteúdo!

O que é a Metrologia Legal?

O termo Metrologia Legal não é muito conhecido, porém é uma atividade superimportante. Pode ser definido como uma parte da metrologia responsável por tratar as unidades de medidas e todos os equipamentos de medição que necessitam de exigências técnicas e legais obrigatórias pelo INMETRO, visando garantir medidas exatas e seguras.

Por intermédio da supervisão do governo, o controle metrológico estabelece a proteção ao consumidor quando o assunto são as unidades de medidas. A exatidão desses instrumentos que irão garantir a credibilidade nos campos econômicos.

No Brasil, a metrologia legal tem a colaboração do INMETRO em sua aplicação junto à participação ativa no Mercosul e na Organização Internacional de Metrologia Legal – OIML. Além disso, podem ser destacados como vantagens da metrologia legal, os seguintes itens:

  • garantia de qualidade do produto final, favorecendo as negociações;
  • redução do consumo e desperdício de matéria-prima;
  • aumento de produtividade;
  • eliminação da possibilidade de rejeição do produto;
  • evita desgastes que podem comprometer a imagem no mercado.

Principais objetivos da Metrologia Legal

A exatidão das medições se destaca garantindo maior confiabilidade e credibilidade durante os processos. O principal objetivo estabelecido por meios legais é proteger o consumidor quando o assunto são as unidades de medida, métodos e instrumentos de medição, seguindo as exigências técnicas obrigatórias. Confira alguns benefícios:

  • traduz confiabilidade para os sistemas de medição;
  • garante especificações técnicas, regulamentos e normas existentes;
  • proporciona condições na montagem e encaixe de partes dos produtos finais, independentemente de onde foram produzidos;
  • atua na melhoria de produtos com qualidade;
  • preserva a segurança, saúde e meio ambiente.

Entenda como funciona a Metrologia Legal no Brasil

No Brasil, os instrumentos de medição e medidas materializadas utilizadas nas atividades econômicas e nas medições estão sujeitos à regulamentação e ao controle metrológico. Cabe ao INMETRO, junto da Diretoria de Metrologia Legal, com base nas leis 5966/73, 9933/99, 10829/03 e Resolução 11, de 12 de outubro de 1988, organizar e executar todas as atividades de Metrologia Legal no país. 

A rede brasileira de Metrologia Legal e qualidade é composta por 26 órgãos metrológicos regionais, onde 23 são da estrutura dos governos estaduais, um órgão municipal e dois administradores através do INMETRO.

Todos esses regulamentos estabelecem as unidades de medidas autorizadas, as exigências técnicas, de marcação, de utilização e o controle metrológico que deve ser feito por intermédio dos instrumentos de medição. Atualmente, abrange as principais grandezas, principalmente em equipamentos utilizados na determinação de massa, volume, comprimento, temperatura e energia.

Importância das verificações subsequentes

As verificações subsequentes são realizadas pelo órgão fiscalizador IPEM (Instituto de Pesos e Medidas) ou INMETRO, logo após as balanças serem colocadas em uso. Essa verificação conta com uma validação de exercício, ou seja, é verificada em uma data determinada e fica sujeita a uma nova verificação a ser agendada. As verificações são divididas em periódica e eventual.

 

Verificação periódica

Ocorre uma vez por ano, e é realizada por um órgão delegado do INMETRO no local onde o instrumento está instalado. Todo equipamento novo ou renovado após ser colocado em uso, estará sujeito a uma nova verificação periódica que deve ser informada previamente, de acordo com a portaria 154/2005. Caso o equipamento não esteja em uso, a verificação é dispensada.

 

Verificação eventual

Processo que acontece de forma eventual quando existe a necessidade de reparos, consertos e manutenções, por solicitações do usuário ou reprovação em verificações periódicas. Existe ainda o período de validade da verificação que pode ser expirado no caso de erros, modificações sobre as propriedades metrológicas, conexão a um equipamento não permitido e a venda do instrumento em caso de proibição.

Lembre-se, ambas as verificações duram um ano de acordo com a data presente no selo do equipamento, com exceção dos casos definidos pelo INMETRO. Ressaltamos ainda, que se o instrumento for verificado em dezembro de um determinado ano, ele pode sim ser verificado novamente logo em janeiro do ano seguinte.

Se você trabalha com instrumentos de pesagem, atente-se aos prazos da Metrologia Legal  e garanta que tudo esteja seguindo a lei e as determinações dos órgãos competentes. Se precisar, fale conosco, pois temos uma equipe qualificada para ajudar você!

Gostou do conteúdo? Aproveite e nos siga no Facebook e Instagram para não perder nenhuma novidade!