Escrito em 20 dezembro, 2022 em Indústria

 

Balanças são equipamentos de pesagem regulamentados pela portaria 236/94 do Inmetro. Comércios e indústrias que fazem uso desse equipamento devem garantir a exatidão das medições que são realizadas.

 

Portanto, um uso adequado do peso padrão das balanças merece destaque. O valor de carga mínima pode ser definido como uma carga abaixo dos resultados de pesagens, podendo estar ligados a erros.

 

É fundamental se atentar a esse ponto na hora de comprar uma balança. Quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando este conteúdo que preparamos para você!

O que é carga mínima?

De acordo com a Portaria 236/94 do Inmetro, a carga mínima de uma balança é determinada por todo o valor de carga abaixo daquele definido como os resultados das pesagens e, com isso, podem estar sujeitos a um erro relativamente excessivo.

 

Ou seja, é a menor massa que se pode medir com o equipamento, de modo que o resultado da medida seja o mesmo presente nas especificações.

Conheça as classes de uma balança

As balanças são definidas em 4 classes, ou seja, I (Fina), II (Especial), III (Média) e IV (Ordinária). Isso quer dizer que, os erros máximos permitidos vão de acordo com as classes de exatidão das balanças.

 

Essa identificação pode ser realizada de acordo com a tabela 2 da portaria 236. Assim, com as informações corretas fica mais fácil classificar a balança. A seguir, veja a tabela retirada da portaria:

 

A portaria do Inmetro que regulamenta a fabricação das balanças tem a classe I (Fina) como a mais exata e a classe IV (Ordinária) como a menos exata.

 

Para entender melhor, veja como é o cálculo da carga mínima de uma balança classe III, onde a sua capacidade é de 20kg, com uma divisão de 2g (e=d=2g), onde o valor da divisão de verificação “e” é substituído pelo valor de divisão real “d”.

 

De acordo com a tabela, a carga mínima é de 20e = 40g, ou seja, não é indicado que sejam realizadas pesagens com cargas menores do que 40g nessa balança.

 

Sendo assim: (20kg x 2g), onde a tolerância de erro é de aproximadamente 1g para uma pesagem que vai de 0 a 1 kg, incluindo os 40g de carga mínima já calculados. 

 

Quando realizado o seguinte cálculo: 1g em 40g = 2,5%, é possível compreender que o erro em relação à carga mínima é enorme. 

 

Por esse motivo é que existe a lei da carga mínima, onde o cálculo acima é realizado. Porém, esse valor pode ser encontrado na etiqueta de identificação de todas as balanças que são regulamentadas por órgãos competentes, que é o caso do Inmetro.

Como a carga influencia na compra da balança?

É fundamental e obrigatório pelo Inmetro que as balanças apresentem na chapa de identificação o valor da carga máxima e da carga mínima. Isso ajuda na hora das pesagens, evitando erros.

 

Uma balança com capacidade de 20kg, por exemplo, com uma margem de erro de leitura de mais ou menos 1g, e uma carga mínima de 40g, não pode pesar cargas abaixo de 40g, de acordo com o indicado na portaria do Inmetro.

 

Caso isso ocorra, os erros serão cada vez maiores. Por esse motivo, existe a carga mínima. Lembre-se, na hora de escolher a balança verifique a faixa de pesagem que vai atender às suas necessidades.

Saiba quais são os erros máximos permitidos para peso padrão

Todas as vezes que a balança passa por uma calibração ou verificação, é fundamental que os resultados sejam comparados aos erros máximos permitidos. 

 

A portaria do Inmetro 236/94 estabelece uma tabela com os erros permitidos de acordo com a classe e o valor dos pesos, tornando assim as pesagens mais exatas.

Esses erros sofrem variações que acompanham a classe de exatidão da balança. Por isso, o fiscal do INMETRO sempre vai avaliar o equipamento de acordo com o que está estabelecido no regulamento técnico, ou seja, na portaria.

Quem tem uma balança deve mantê-la sempre de acordo com as exigências metrológicas. Se após a calibração for notado que a balança não atende aos erros máximos permitidos, é indicado acionar a assistência técnica, evitando multas e sanções que são aplicadas quando existem irregularidades mediante o regulamento metrológico nacional.

Como vimos ao longo deste conteúdo, entender a carga mínima da balança faz toda a diferença na hora da compra, afinal, as suas necessidades devem ser supridas da forma certa e dentro dos trâmites legais.

Aproveite para acessar mais conteúdos como este na nossa página de notícias. Se precisar de uma visita técnica, não hesite em nos contatar. Somos referência em qualidade de pesagens!