Balanças são itens indispensáveis para a indústria, afinal, elas realizam pesagens de maneira prática e eficiente. Assim, o controle das cargas serão mais precisos, evitando perdas e prejuízos.
No entanto, as chamadas balanças industriais podem ser definidas como um instrumento para medir o peso, utilizado nas mais variadas linhas de produção de centenas de segmentos, afinal, é ela quem vai realizar as pesagens com mais praticidade.
Ter um sistema de pesagem com exatidão é muito importante na hora de monitorar o que está sendo produzido, tudo devido à composição e lote, tornando todas as etapas mais ágeis e assertivas.
Continue a leitura deste conteúdo e saiba mais sobre o assunto. Vamos nessa?!
Entenda como as balanças modernas funcionam
Com tanta tecnologia, as balanças digitais estão sendo as mais utilizadas. O seu funcionamento ocorre por mecanismos simples, isto é, o que será pesado é colocado sobre ela, pressionando a chamada célula de carga.
Através do sinal que é o responsável por transmitir a informação ao módulo de pesagem, fazendo com que o peso apareça na tela da balança.
Mesmo que com baixa complexidade, é uma balança que demanda rotina de procedimentos para que elas funcionem corretamente. Inclusive, as balanças modernas passam pela calibração imposta pelo INMETRO.
Aplicações de instrumentos de pesagem: confira!
Uma coisa é certa, é superimportante e necessário saber o peso de objetos em inúmeras situações.
Com isso, as balanças se tornam itens de máxima necessidade em diversas aplicações. Conheça algumas delas!
Uso industrial
A indústria faz o uso das balanças regularmente. Alguns segmentos necessitam de verificações precisas sobre o peso das matérias-primas que são utilizadas nos processos.
Assim, os instrumentos de pesagem devem ter níveis de qualidade acima da média, com robustez e durabilidade. Lembre-se: seja qual for a sua escolha, a calibração periódica é imprescindível .
Saiba como funciona o processo de calibração
De forma geral, os processos de calibração acontecem com base na comparação quantitativa, onde uma leitura da balança é realizada a partir de um peso de referência colocado sobre ela.
Feito isso, pode gerar-se um erro que é calculado com diferença entre o valor que a balança apresentou ao padrão utilizado. Dessa maneira, é possível observar se o erro está dentro de uma margem de aceitação ou não.
Quando a calibração é finalizada, é gerado um certificado de calibração que apresentará os valores dos pontos calibrados com os erros e incertezas das medições. Com estes dados é possível que o cliente possa avaliar os critérios de aceitação de acordo com o tipo de processo aplicado.
Vale ressaltar que as balanças com portaria de aprovação, são fiscalizadas pelo Instituto de Pesos e Medidas – IPEM, responsável de cada estado, que verificam os erros de pesagem e os comparam aos requisitos da portaria 236.
Cuide do seu instrumento de pesagem
Assim como qualquer aparelho, as balanças precisam ter uma rotina periódica de manutenção. Só assim, ela funcionará perfeitamente.
É indicado que alguns cuidados sejam tomados, sendo a higienização correta o primeiro deles, a fim de evitar problemas relacionados com o funcionamento. Os itens que são pesados podem contaminar os mecanismos, o que ocasiona em erros nos resultados de pesagens.
Uma outra dica é contar com empresas especializadas em vendas e calibração desses instrumentos, sendo uma maneira de garantir que as suas pesagens estejam sempre corretas e seguras.
A Alfa Instrumentos comercializa os melhores instrumentos de pesagem, garantindo ainda assistência técnica e calibrações periódicas. Sem dúvidas, essa é uma ótima notíca, não é mesmo?
Clique aqui, fale com nossos especialistas e conheça melhor o que a Alfa Instrumentos pode lhe oferecer para que as suas balanças tenham sempre os melhores cuidados!