A indústria segue em constante evolução, e para se adaptar às necessidades do mercado e às novas exigências dos consumidores, as empresas estão precisando aprimorar seus processos industriais e, consequentemente, aumentar a produtividade.
Você deve estar se perguntando como aumentar a produtividade da sua indústria, não é mesmo? Continue a leitura deste artigo e confira 6 dicas que separamos. Vamos lá?!
Importância da produtividade nos processos industriais
A produtividade nas indústrias está diretamente ligada à melhoria dos processos, responsáveis pela garantia de operações otimizadas. Os resultados financeiros são atingidos de forma direta e positiva, aumentando a viabilidade da indústria.
Ou seja, apostar na produtividade dentro das indústrias é uma maneira de aproveitar melhor os recursos disponíveis, incluindo equipamentos, mão de obra e matéria-prima para que as operações sejam realizadas em menos tempo.
Vale lembrar que a produção deve aumentar, mas sem comprometer a qualidade dos produtos ou dos serviços.
Afinal, o que são processos industriais?
Os processos industriais podem ser definidos como conjuntos de ações feitas para transformar a matéria-prima e assim obter determinados produtos. Essas ações podem ser químicas ou mecânicas, envolverem circuitos elétricos e até mesmo uma combinação entre eles.
Portanto, toda matéria-prima encontrada em seu estado bruto passa por etapas de operações até que se transforme em um produto que irá atender às necessidades dos consumidores. Confira algumas dessas etapas:
- compra da matéria prima;
- aquisição dos demais itens da composição do produto;
- separação dos itens de matéria-prima na medida adequada para a produção;
- uso de equipamentos de pesagens essenciais para garantir a exatidão durante a produção;
- execução das etapas de fabricação;
- finalização e embalagem do produto.
Essas etapas servem para mostrar que os processos industriais variam de acordo com o segmento de atuação da indústria. Cada processo é diferente e tem vantagens únicas durante a realização das tarefas.
6 dicas para aumentar a produtividade nas indústrias
1 – Analise o desperdício de matérias-primas
Quando o desperdício de matéria-prima passa a ser considerado, é possível compreender o aumento da produtividade. Isso ocorre tendo em vista que com um maior controle, você passará a ter mais insumos para trabalhar.
A partir do momento que a matéria-prima não é bem aproveitada, ela pode acabar mais rápido, o que deixa a produção desfalcada ou pausada. Mantenha sempre um controle sobre os desperdícios e os motivos pelos quais eles ocorrem. Assim, será possível encontrar formas de melhorá-los e aumentar a produtividade na indústria.
2 – Verifique a taxa de rejeição dos produtos
Não adianta querer produzir mais e com baixa qualidade. Produtos feitos às pressas podem ser rejeitados pelo mercado, acarretando em custos logísticos e com refações.
Para aumentar a produtividade e junto à qualidade, busque investir na excelência de equipamentos e também na calibração das balanças, sempre que necessário. Só assim será possível identificar e corrigir as falhas antes dos produtos finais serem entregues.
3 – Tenha metas atingíveis
Trabalhar com metas impossíveis de serem alcançadas certamente fará com que os seus funcionários se sintam desestimulados e acabem diminuindo a produtividade. Essa falta de motivação pode ocorrer por:
- dificuldade da equipe em alcançar os objetivos;
- equipe que trabalha demais, com exaustão e menos produtividade;
- desmotivação por saber que as metas não serão atingidas.
É essencial ter cuidado na hora de definir metas desafiadoras e não permitir que elas se tornem impossíveis. Você precisa incentivar sua equipe a querer sempre mais, e que não desista de atingir as metas estabelecidas.
4 – Treine os seus funcionários
Para conseguir aumentar a produtividade na sua empresa, é necessário ter funcionários capacitados. Essa capacitação torna possível notar melhorias na indústria, além de otimizações.
Todos devem atuar com clareza durante o planejamento, até que os resultados sejam positivos. Para isso você pode apostar em:
- treinamentos frequentes;
- processos bem definidos;
- clareza dos processos;
- treinamentos de procedimentos de segurança.
5- Avalie a ergonomia do local de trabalho
Existem muitas NRs que defendem a ergonomia no ambiente de trabalho, sendo elas responsáveis por acolher funcionários de escritório e chão de fábrica. Avaliar o bem-estar da sua equipe faz toda diferença para uma boa performance no trabalho.
Com base em análises, é possível identificar a qualidade de vida dos colaboradores, se existem esforços repetitivos ou doenças ocupacionais, por exemplo. Assim, ir em busca de melhorias para garantir uma melhor satisfação, junto a um aumento de produtividade.
6- Mantenha seus equipamentos atualizados
Equipamentos em bom estado e em pleno funcionamento são fundamentais para o aumento da produtividade na indústria. Avalie se as ensacadeiras e balanças estão funcionando com exatidão.
Assim, é possível tirar conclusões se a balança está mostrando pesagens errôneas no visor ou se a ensacadeira está trabalhando com lentidão. Caso algum problema seja detectado, acione imediatamente a assistência técnica para manter seus equipamentos funcionando sem atrasos ou erros.
Seguindo essas dicas, é muito mais fácil encontrar soluções e aumentar a produtividade da sua indústria, afinal, esse é um dos maiores objetivos de donos, diretores e gestores do segmento.
Foi possível notar que uma boa gestão faz toda diferença para esse crescimento. Tendo isso em vista, sabemos que apostar em equipamentos de qualidade é muito importante. Por essa razão, caso você deseje balanças industriais com o melhor que existe no mercado, clique aqui e fale conosco hoje mesmo!